quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Exposição inédita de Frida Kahlo no CCB

As marcas do sofrimento físico e da cultura mexicana, aspectos marcantes da vida da pintora Frida Kahlo, vão ser revelados ao público pela primeira vez em Portugal a partir de sexta-feira no Centro Cultural de Belém, noticiou a agência Lusa.

Vinte e seis quadros, fotografias, diários, vestidos semelhantes aos que usou e outros objectos pessoais integram esta exposição, apresentada esta quarta-feira aos jornalistas numa visita guiada ao centro com a presença do director do Museu Dolores Olmedo Patiño, de onde provém a exposição.

A maior e mais completa exposição sobre a obra de Frida Kahlo (1907-1954) realizada nas últimas décadas na Europa já passou pela Tate Modern de Londres e a Fundación Caixa Galicia, em Santiago de Compostela, abrindo agora ao público português

A obra de Kahlo foi influenciada por uma época de grande ebulição política e social no México, resultado da revolução ocorrida em 1910.

(...)

Amante da cultura tradicional mexicana, em especial do legado Azteca, esta artista autodidacta descreveu o seu drama pessoal através da figuração e de cores intensas, chegando a ser inserida pelos críticos no movimento Surrealista.

«Pensaram que eu era Surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade», disse um dia Frida Kahlo.[PortugalDiário]