terça-feira, setembro 13, 2005

Portugal é o 42º país onde é mais fácil fazer negócios

O Banco Mundial divulgou hoje uma hierarquia de 155 países em função da facilidade de realização de negócios, que coloca Portugal na 42.ª posição e é liderada pela Nova Zelândia. A maior parte dos membros da União Europeia estão à frente de Portugal, mas França (44.ª) e Itália (70.ª) são alguns dos que estão atrás, tal como Hungria (52.ª), Polónia (54.ª), Eslovénia (63.ª) e Grécia, que surge na 80.ª posição .

Encimada ainda por Singapura (2.ª) e EUA (3.ª), a lista tem na Dinamarca o primeiro membro da União Europeia a aparecer, no 8.º lugar, a que se segue o Reino Unido (9.º) ainda no conjunto dos 10 primeiros.

(...)

Os países são classificados em função da síntese de diversos indicadore s, agrupados em 10 conjuntos temáticos que vão da abertura de um negócio até ao seu encerramento.

O primeiro conjunto respeita a procedimentos, tempo, custo e o capital mínimo necessário para abrir um negócio.

Um segundo, centrado no sector da construção, respeita aos procedimento s, tempo e custo para as empresas do licenciamento e das inspecções.

Segue-se informação relativa à facilidade de contratação e despedimento de trabalhadores.

Considera-se a seguir o custo financeiro, burocrático e temporal de reg istar a propriedade imobiliária. [PortugalDiário]