quinta-feira, setembro 22, 2005

Dia sem carros celebrado em 46 localidades

Peões, bicicletas e transportes públicos vão poder hoje circular com menos restrições em 46 cidades e vilas portuguesas que se juntaram à comemoração do Dia Europeu Sem Carros. A iniciativa celebra-se todos os anos na mesma data - 22 de Setembro - e supõe normalmente o encerramento de algumas ruas ao trânsito.

O objectivo é proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para descobrirem outras formas de transporte e viverem este dia sem sentirem restrições à sua mobilidade.
É também uma oportunidade para os municípios testarem medidas que promovam a mobilidade urbana como novas linhas ou novos veículos de transportes públicos, aluguer ou empréstimo de bicicletas e partilha de viaturas.

Em Lisboa e Porto, a maior parte dos transportes públicos serão hoje gratuitos, numa iniciativa conjunta das empresas CP, Carris, Metropolitano de Lisboa, Transtejo/Soflusa, STCP e Metro do Porto.
Águeda, Almada, Angra do Heroísmo, Aveiro, Barreiro, Bragança, Caldas da Rainha, Cascais, Castelo de Vide, Celorico da Beira, Chaves, Coimbra, Entroncamento, Espinho, Fafe, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Grândola, Guarda, Ílhavo, Lagos, Leiria, Lourinhã, Manteigas, Mealhada, Mértola, Monchique, Montijo e Nisa são alguns dos municípios que aderiram este ano à iniciativa.
Ao "Dia sem carros" juntaram-se também os concelhos de Oeiras, Oliveira de Azeméis, Ovar, Pinhel, Portalegre, Porto, São João da Madeira, Seixal, Serpa, Sever do Vouga, Tavira, Torres Vedras, Trofa, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira e Vila Real de Santo António. [PortugalDiário]