quarta-feira, março 15, 2006

Picasso e Warhol lideraram negócio de arte em 2005

O pintor Pablo Picasso e o ícone da pop, Andy Warhol, lideram a lista de autores mais caros no negócio de arte, segundo revela a página web da francesa Artprice.com.

O espanhol mantém-se como o autor do quadro mais caro do mundo («rapaz de cachimbo» vendido por cerca de 77,4 milhões de euros) manteve o primeiro posto em 2005. O norte-americano Warhol destronou Calude Monet do segundo lugar, enquanto parte do espólio de Champalimaud, vendido em Julho pela Sotheby´s, levou Canaletto ao quarto lugar. De acordo com a mesma fonte, o artista italiano do século XVIII, foi o mais caro do ano.
A lista da Artprice exclue automóveis, mobílias e outras peças de arte. Em termos de colecções, o movimento Dadá, escola vanguardista do iníncio do século XX foi a que mais valorizou (cerca d 137%).

Quanto às obras do autor de Guernica, os coleccionadores amealharam 127,5 milhões de euros, com mais de 1.400 obras leiloadas em 2005. Os coleccionadores de Warhol facturaram cerca de 72,2 com 660 obras negociadas, enquanto 22 pinturas de Monet foram vendidas por pouco mais de 51 milhões, e 18 obras Canaletto renderam pouco mais de 46 milhões.

Dinheiro Digital