quarta-feira, agosto 03, 2005

Equipa russa vence olimpíadas da Microsoft

Uma equipa russa venceu as olimpíadas da Microsoft «Imagine Cup», às quais concorreram mais de 22 estudantes de 44 países, levando para casa 25 mil dólares (cerca de 20.500 euros), ao demonstrar como é que a música pode unir as pessoas.

Os russos «Team OmniMusic» apresentaram um software que permite a uma banda tocar junta mesmo que os seus elementos estejam em locais diferentes do globo.
O slogan deste ano, «Imagina um mundo em que a tecnologia pode dissolver as barreiras que nos separam» suscitou a imaginação dos vários concorrentes.

O contingente latino-americano levou para casa os prémios em duas categorias menores. Os três jovens da equipa da Universidade de Guadalajara (México) ganharam na secção de curtas com «Vía», um filme que analisa as barreiras de comunicação que se interpõem entre duas crianças.

A equipa da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil) também levou um prémio, neste caso na categoria de desenho de Office.

Uma das categorias mais apelativas do «Imagine Cup», este ano na sua terceira edição, é a «Tecnologia da Informação», cujo prémio foi atribuído ao francês Stefan Plizga.

Num prazo de 24 horas, Plizga teve que construir uma rede informática, partindo do zero e com todo o tipo de problemas que podem ocorrer no mundo real, como cortes de energia, ataques piratas ou roubo de equipamentos.

A quarta edição do concurso celebrar-se-á no próximo ano em Nova Deli, Índia, sob o lema «Imagina um mundo em que a tecnologia nos permite disfrutar de vidas mais saudáveis». [Diário Digital]