segunda-feira, maio 09, 2005

Comprar casa em Portugal sai mais caro que em Espanha

A habitação é um activo «caro» em Portugal, revela um estudo do BBVA Portugal sobre a situação imobiliária no nosso país.
Relativamente a outros países, a habitação em Portugal tem preços elevados quando comparados com os rendimentos das famílias portuguesas.

Este estudo refere que esta relação «traduz a existência de problemas estruturais que impedem a produção de habitações a preços mais de acordo com o nível de rendimento do país.»

Os dados correspondentes a 2004, e apresentados esta terça-feira, revelam que, enquanto o salário médio superou ligeiramente os 13.000 euros anuais, conforme dados da OCDE, o preço de uma habitação de 100 metros quadrados correspondia em média a 120.000 euros a nível nacional. Deste modo, nos últimos dez anos, o preço médio de uma habitação foi equivalente a nove vezes o salário médio bruto anual em Portugal. No entanto, esta elevada relação desce até 6,5 vezes quando se relacionam os preços das habitações com as receitas das famílias portuguesas.

Estes rácios revelam-se relativamente elevados quando se estabelecem comparações com os rácios de outros países, como a Espanha e Reino Unido, cujos preços de habitação, em geral, se situam entre três e cinco vezes o salários médio bruto anual. [Agência Financeira]


Talvez seja necessário tomar medidas drásticas mas haverá interesse em acabar com as promiscuidades existentes entre empreiteiros, imobiliárias e autarcas?? Há muito dinheiro a girar à volta da construção neste país...