sexta-feira, dezembro 23, 2005

Pausa Ocasional

Chegou altura de uma pausa ocasional. Aos leitores ocasionais desejo um Natal Mágico e um excelente Ano de 2006.

Regressarei em Janeiro.

Fundadores do Google eleitos «Homem do Ano» pela FT

Os fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, ambos com 32 anos, foram eleitos pela revista Financial Times «Homen do Ano».

O prémio distingue estas duas personalidades pelo papel que desempenhou junto da comunidade cibernauta nos últimos sete anos, bem como no mundo empresarial e tecnológico, nos últimos 12 meses.[Diário Digital]

Courtney Love quer 84,3 M€ por catálogo dos Nirvana

Courtney Love está a ponderar vender o catálogo de músicas compostas pelo seu ex-marido, Kurt Cobain. Segundo o New York Post, a viúva tem intenções de ceder os direitos dos temas dos Nirvana por 100 milhões de dólares (cerca de 84,3 milhões de euros).

Ao que o jornal apurou, a cantora, que passou o último ano envolvida em batalhas judiciais e a braços com um problema de droga, está na miséria. A situação é de tal forma grave, refere o diário, que Courtney Love já vendeu um apartamento que havia comprado no bairro nova-iorquino do SoHo.[Disco Digital]

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Elton John formaliza relação com David Furnish

O cantor Elton John e o produtor David Furnish celebraram esta manhã a sua união civil, idêntica a um casamento, tornando-se assim um dos primeiros casais a aproveitar a legalização das uniões homossexuais em Inglaterra.

A cerimónia teve lugar no Registo Civil de Windsor, onde o Príncipe Carlos se casou com Camilla Parker Bowles, e exactamente no primeiro dia em que entrou em vigor em Inglaterra a nova lei que formaliza as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Os "noivos" chegaram juntos ao registo civil, num Rolls-Royce preto, e antes de entrarem para a cerimónia foram saudados por centenas de fãs, que esperaram durante toda a manhã só para poderem ver os dois homens com os anéis que marcam o compromisso.

A espera foi compensada quando o casal, já reconhecido por lei, saiu do edifício de mão dada, posou para as câmaras e lançou beijos para a multidão durante mais de dez minutos. [PortugalDiário]

terça-feira, dezembro 20, 2005

Moby vai ser o primeiro artista pop a visitar o espaço

O cantor norte-americano Moby vai tornar-se em 2010 o primeiro artista pop a visitar o espaço a bordo do «Virgin Galactic» do multimilionário Richard Branson.

Para conseguir um lugar no tão almejado voo espacial o artista teve de pagar a módica quantia de 207 mil dólares (cerca de 172 mil euros).
Além de Moby, também Dave Navarro, guitarrista dos Jane´s Addiction, já comprou um bilhete para o voo espacial. Robbie Williams também já terá manifestado interesse em subir a bordo do «Virgin Galactic».[DiscoDigital]

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Woody Allen define-se como um realizador «medíocre»

Woody Allen definiu-se como um realizador «medíocre» por ocasião da estreia britânica do seu último filme, «Match Point». Em entrevista esta segunda-feira à BBC, confessou que quase sempre se sente decepcionado com o seu trabalho. [Diário Digital]

Eu também concordo com ele!

domingo, dezembro 18, 2005

Bono e casal Gates: As personalidades do ano para a Time


A revista norte-americana Time nomeou o cantor Bono e o casal multimilionário Bill e Melinda Gates personalidades do ano 2005, pela forma «inteligente» como actuaram a favor da justiça no mundo.[Diário Digital]

sábado, dezembro 17, 2005

Dalai Lama lança site pessoal

O líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, lançou esta semana o seu site pessoal. A página está disponível em inglês e tibetano, possui canais de notícias, biografia, publicações, galeria de fotos e discursos.

O Dalai Lama nasceu a 6 de Julho de 1935, com o nome de Lhamo Thondup, que significa «Deusa Cumpridora de Promessas».
Ele viveu no Tibete até à sua invasão pela China Comunista, em 1959. Actualmente, reside em Dharamsala (Índia), onde fica também a sede do governo tibetano no exílio. Acredita-se que Lhamo Thondup seja a reencarnação de cada um dos 13 Dalai Lamas que o precederam. Estes, por sua vez, são vistos como manifestações de Avalokiteshvara, detentor da Lótus Branca.[SuperElite]

Link: Dalai Lama Website

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Portugueses trocam mais de 16,7 milhões de SMS por dia

No terceiro trimestre deste ano os portugueses trocaram em média 16,76 milhões de mensagens escritas (SMS) por telemóvel, uma subida de 116,7% face ao trimestre anterior e de 143% em termos homólogos, revelou esta sexta-feira a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Em média, cada assinante enviou 46 SMS neste período, valor que compara com os 22 SMS registados no segundo trimestre.[Diário Digital]

Luis Miguel Cintra vence Prémio Pessoa 2005

O actor e encenador Luís Miguel Cintra foi distinguido com o Prémio Pessoa 2005. O galardão é atribuído a uma personalidade portuguesa que se tenha distinguido na vida científica, artística ou literária.[Diário Digital]

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Concerto de Natal para bebés domingo na Casa da Música

A Casa da Música (CdM) promove no próximo domingo, pelas 16:00 horas, um concerto para bebés dedicado ao Natal, no qual Paulo Lameiro, Saxofonia e Amigos interpretam a harpa, disse esta quinta-feira a organização.

«Da iluminação ao cenário, passando pelo vestuário dos músicos e pela selecção dos temas, tudo foi feito a pensar na quadra natalícia», revela um comunicado emitido esta quinta-feira pela Casa da Música.
A nota revela ainda que as crianças poderão contactar com novas realidades musicais num ambiente alusivo à época natalícia, que está patente também nas obras a interpretar, entre as quais «Aleluia do Messias», «Tema de Natal» e «Holy Nigth».[Disco Digital]

Poemas dispersos de Alexandre O´Neil editados em livro

Um conjunto de poemas dispersos de Alexandre O´Neil, falecido em 1986, é editado esta semana pela Assírio & Alvim, incluindo, entre outros, um poema a Otelo Saraiva de Carvalho.

O poema, «Cartilha aberta ao major Otelo Saraiva de Carvalho», foi sugerido por uma notícia de Raul Rego, no jornal A Luta, segundo a qual o capitão de Abril só aceitaria uma candidatura à presidência «por uma verdadeira imposição popular».
Além de Otelo, o livro, intitulado «Anos 70 - poemas dispersos», integra também poemas dedicados a Elvis Presley ou a Mário Cesariny.[Diário Digital]

Portugal organiza Euro Sub-21

Portugal vai organizar no próximo ano o Campeonato da Europa Sub-21, dois anos depois de ter organizado o Euro 2004. A prova realiza-se entre 25 de Maio e 6 de Junho e será disputada nas regiões Norte e Centro do país.

Como já era esperado há meses, a Itália prescindiu da sua candidatura, sendo Portugal o único país na corrida pela organização (no próximo campeonato será a federação portuguesa a apoiar a candidatura italiana).
O Euro Sub-21 vai ser realizado em Águeda, Aveiro, Barcelos, Braga, Guimarães e Porto (mais concretamente no Bessa).[Diário Digital]

quarta-feira, dezembro 14, 2005

MTV e Microsoft desenvolvem serviço de música online

A MTV Networks e a Microsoft anunciaram na terça-feira uma parceria que tem como principal objectivo o desenvolvimento de música online.

De acordo com um comunicado conjunto das duas entidades, o novo serviço, intitulado Urge, deverá ser lançado em 2006 e estará integrado na nova versão do Windows Media Player.
A nota refere ainda que os planos para este serviço incluem a oferta de mais de dois milhões de músicas para download das principais editoras mundiais bem como conteúdo original de programas da MTV.[DiscoDigital]

Cientistas põem células cerebrais humanas a funcionar em ratinhos

Células estaminais embrionárias humanas injectadas em cérebros de fetos de ratinhos desenvolveram-se e converteram-se em células cerebrais com funcionamento normal, anunciaram hoje investigadores norte-americanos e japoneses.

Os resultados da investigação, divulgados na última edição dos Anais da Academia Americana das Ciências, poderão fornecer um modelo animal muito útil para estudar o desenvolvimento do cérebro e as doenças cerebrais dos humanos, como Parkinson, explicou Fred Gage, do Salk Institute de San Diego (Califórnia), que dirigiu a equipa de cientistas.[Público]

terça-feira, dezembro 13, 2005

Dictionary.com elege palavras mais populares de 2005

A editora Lexico Publishing Group, responsável por sites de dicionários como o Dictionary.com, elegeu as palavras amor, carma e virtude com as mais populares de 2005.

De acordo com a editora, na lista das palavras mais populares de 2005, estão novos termos acrescentados ao Dictionary.com como phishing e nanociência.
A lista completa das palavras mais populares da Internet está disponível em http://dictionary.reference.com/features/dictionaryalphabet2005.html.

Na semana passada, os editores do Oxford American Dictionary escolheram podcast como a «Palavra do Ano». [Diário Digital]

O amor é o amor

O amor é o amor - e depois?!
Vamos ficar os dois
a imaginar, a imaginar?..

O meu peito contra o teu peito,
cortando o mar, cortando o ar.
Num leito
há todo o espaço para amar!

Na nossa carne estamos
sem destino, sem medo, sem pudor,
e trocamos - somos um? somos dois? -
espírito e calor!
O amor é o amor - e depois?!

Alexandre O´Neill, Poesias Completas, 1951/1981

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Rolling Stones lançam vinho de marca própria

Os britânicos Rolling Stones acabam de lançar uma marca própria de vinhos, em garrafas com o tradicional logotipo do grupo, a boca com a língua.

O vinho Rolling Stone, a 120 dólares (cerca de 102 euros) a garrafa, tem diversas variedades de uva, como cabernet sauvignon safras 2002 e 1975 e pinot noir, safra 1971.
O grupo de rock também lançou uma série de vinhos «não alcoólicos», a 30 dólares (25,4 euros) a garrafa.

A série de mil garrafas é produzida pela empresa californiana Celebrity Cellars.[Disco Digital]

Mulheres passam quase cinco anos da sua vida ao telefone

As mulheres, ao longo da sua vida, passam em média quatro anos e nove meses a falar ao telefone, segundo um estudo publicado pela revista alemã Bild.

O estudo, realizado por cientistas britânicos, indica que os homens passam 18 meses a menos do que as mulheres ao telefone.
Uma mulher, durante a sua vida, faz 288 mil telefonemas com uma duração média de 10 minutos.[Diário Digital]

Sober.X pode congestionar Internet no dia 5 de Janeiro

A variante X do vírus Sober, que se propaga rapidamente via e-mail, está programada para lançar um ataque maciço à Internet no dia 5 de Janeiro, podendo provocar a paralisação de servidores em todo o mundo.

O alerta foi dado pela empresa de segurança iDefense que acredita que este ataque tem a ver com o activismo político, uma vez que a data anunciada coincide com o 87º aniversário da fundação do partido Nazista.
De acordo com os especialistas, o Sober.X é a pior ameaça de e-mail dos últimos dois anos.

Serviço de táxis só para mulheres

O Ministério do Turismo da Índia inaugurou hoje um serviço de táxis gerido por mulheres e que só transportará mulheres, de modo a garantir a sua segurança e dar trabalho às jovens indianas.

O novo serviço de táxis, que se chama "Priyadarshini", nome por que era conhecido a falecida primeira-ministra Indira Gandhi, iniciou-se hoje no terminal do aeroporto de Nova Deli.

Nove táxis brancos, com o logotipo e fotos da campanha turística "A Incrível Índia", serão conduzidos por jovens vestidas com trajes ocidentais.
As motoristas receberam formação em defesa pessoal, mecânica, inglês e História da Índia.

A iniciativa foi tomada depois de, no ano passado, terem ocorrido vários incidentes violentos com mulheres que viajaram sozinhas para a capital indiana, onde todos os taxistas e condutores de outros serviços públicos são homens, não sendo habitual ver mulheres na rua depois do pôr do sol.[PortugalDiário]

Lisboa é das cidades europeias onde mais se vai ao cinema

Lisboa é das cidades europeias onde mais se aprecia a "sétima arte", com cada residente a ir em média quase 10 vezes por ano ao cinema, revela um estudo hoje divulgado em Bruxelas pela Comissão Europeia.

Em contrapartida, os lisboetas vão, em média, menos de uma vez por ano ao teatro, o que deixa a capital portuguesa no 73º lugar da lista.

Estes dados estão incluídos na "Auditoria Urbana 2005 - indicadores chave sobre as condições de vida nas Cidades Europeias", um levantamento dos mais diversos indicadores sobre a qualidade de vida em 258 cidades dos 25 Estados-membros da União Europeia - entre as quais oito portuguesas -, e ainda da Roménia e da Bulgária.

De acordo com os dados (quase todos do ano de 2001) compilados pela Direcção-Geral de Política Regional, referentes à cultura e recreação, os lisboetas vão em média 9,29 vezes por ano ao cinema, o que coloca a capital portuguesa no quarto lugar de um "ranking" liderado pela cidade do Luxemburgo (16,47 idas ao cinema), seguido de Paris (13,63) e Liége, na Bélgica (11,27).

A segunda cidade portuguesa, das oito incluídas no estudo, onde há mais o hábito de ir ao cinema é o Funchal (média de 4,17), que curiosamente tem uma maior oferta do que Lisboa em termos de capacidade (26,21 cadeiras por 1.000 residentes, contra 22,98 da capital).

De acordo com estes dados, os portuenses vão às salas de cinema apenas 1,40 vezes por ano, em média, o que coloca o Porto no 139º lugar da lista.

Já no que respeita ao teatro, em média os lisboetas vão assistir a uma peça apenas 0,61 vezes por ano, e os portuenses 0,32 vezes, o que coloca Lisboa e Porto respectivamente nos 73º e 110º lugares do "ranking", encabeçado pela cidade belga de Liège (6,97).

Relativamente a visitas aos museus, Lisboa volta a surgir no "top-10" da lista, em concreto na sétima posição, com uma média de 6,05 visitas/ano por residente, e o Porto surge no 47º lugar, com uma média de 2,21 visitas.

A nível de literatura, Lisboa e Porto surgem entre as 10 cidades da União Europeia com um maior número de bibliotecas públicas - Lisboa, com 339, surge na segunda posição, apenas atrás de Londres, e o Porto, com 113, na sexta -, e Coimbra no 13º lugar, com 80.[PortugalDiário]

Desilusão Ocasional

Isto ontem não correu nada bem mas isto logo passa.

Fama Ocasional



Leiam bem as últimas linhas desta notícia da edição de Domingo do Público!

sexta-feira, dezembro 09, 2005

NYE 2006 - New Year's Eve 2006

Ora aqui fica uma boa sugestão para uma passagem de ano com muito ritmo.

UE: portugueses são os que esperam mais tempo pelo autocarro

Os cidadãos portugueses são os que mais tempo esperam pelo autocarro em toda a União Europeia. De acordo com um estudo divulgado ontem em Bruxelas, sete cidades portuguesas estão entre as 20 onde a demora é mais prolongada.

Em Setúbal - que surge no quarto lugar da lista das cidades em que mais tempo se espera pelo autocarro, atrás de três cidades polacas - o tempo de espera médio na chamada hora de ponta é de 30 minutos, enquanto em Estocolmo, por exemplo, a espera ronda os 60 segundos.[Público]

Arte ocasional


Alom, Victor Vasarely

Autarca apresenta lei que proíbe mortes na sua cidade

Um autarca (prefeito) brasileiro enviou ao legislativo municipal um projecto de lei para proibir as mortes no seu município, foi hoje divulgado.

Roberto Pereira da Silva, autarca de Biritiba-Mirim, cidade de 28.000 habitantes a 80 quilómetros de São Paulo, adoptou a medida porque o cemitério local está com a capacidade esgotada e não é possível construir outro no município.

O polémico projecto de lei será votado pelo legislativo municipal na próxima semana, segundo o jornal Folha de São Paulo.

O projecto obriga os cidadãos a "cuidar da saúde para não morrer" e estabelece sanções para quem desobedecer à nova Lei.

A história, que lembra o livro "As Intermitências da Morte", do escritor português José Samarago, tem como objectivo chamar a atenção das autoridades nacionais, salientou o autarca.

O cemitério local, construído em 1910, já esgotou a sua capacidade, com cerca de 50.000 pessoas enterradas.[PortugalDiário]

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Podcast foi eleita «palavra do ano»

A expressão Podcast foi eleita a palavra do ano pelo New Oxford American Dictionary, que vai introduzir o vocábulo na edição online da publicação no próximo ano.

O New Oxford American Dictionary define a palavra podcast como «uma gravação digital de uma programa de rádio ou programa semelhante, oferecida na Internet para download». [Diário Digital]

Tarrachinha: Irmã “gémea” do streap-tease

Está generalizada a polémica. A forma como as pessoas dançam a “tarrachinha” tem levantado uma série de interrogações. De acordo com o Semanário A Capital, existe um segmento da sociedade angolana que a considera uma dança ofensiva, mas outros há que não a encaram bem assim, “é mais um convite a obscenidades”.

O jornal ouviu o sociólogo André Paxe: “movido pela carga emocional, os indivíduos que dançam o estilo exteriorizam movimentos que evidenciam a sensualidade e o erotismo”, acrescentando ainda que as várias variantes introduzidas “estão fora do normal para uma dança”, sendo por este facto uma forma comportamental reveladora de algum desequilíbrio psíquico.

Quem também corroborou com André Paxe, é dona Fátima, que recentemente se viu forçada a interromper uma festa em sua casa organizada pelos filhos, mal tomou contacto com os indecentes movimentos de um casal. “Isto é tudo, menos dança, é uma má influência para os novos que já não querem dançar outra coisa”, contestou.

Mas tanto as considerações do sociólogo, como as da Dona de Casa Fátima, não encontram correspondência entre a juventude, que são os principais cultores deste tipo de dança. Numa análise competitiva, escreve o A Capital, é ténue a fronteira entre a “nossa” tarrachinha e o internacional Streap-tease.

A única diferença é que um streap-tease é feita em locais concebidos para tal e com um público reservado. O mesmo não acontece, no entanto, com a tarrachinha. Ela chegou em Angola como quem nada quer, mas acabou por conquistar o seu espaço.

in Semanário Angolano A Capital


Portugueses fogem do casamento e divórcios disparam

O número de casamentos celebrados em 2004 (49.178) diminuiu 8,5 por cento em comparação com 2003 (53.735). Em contrapartida, aumentou a proporção de casamentos com residência anterior comum. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e revelam ainda que o número de divórcios aumentou.

«Há cada vez mais pessoas a optar pela coabitação», justifica ao PortugalDiário o psiquiatra Júlio Machado Vaz. E os números do INE também provam isso, já que se verifica um aumento de casamentos em que os noivos já partilhavam casa antes de casarem: em 25 por cento dos casamentos realizados em 2004, os nubentes já moravam juntos, face aos 20,6 por cento observados no ano anterior.[PortugalDiário]

Vírus informáticos batem recorde entre Janeiro e Novembro

Entre Janeiro e Novembro deste ano apareceram na Internet cerca de 15.907 novos vírus, contra os 10.700 que foram detectados no mesmo período do ano passado. Segundo a fabricante de antivírus Sophos, este aumento uma subida de cerca de 48%.

De acordo com a empresa, entre os vírus que mais atacaram os internautas estão o Zafi.D, o Netsky.P e o Sober.Z, sendo que os dois primeiros lideraram por meses o ranking dos piores vírus.[Diário Digital]

terça-feira, dezembro 06, 2005

Tom Cruise compra aparelho de ecografias

Médicos especialistas norte-americanos manifestaram hoje preocupação após o anúncio feito pelo actor Tom Cruise da compra de um aparelho de ecografia destinado a acompanhar em casa a gravidez da sua companheira Katie Holmes.

Cruise, o actor mais bem pago de Hollywood, revelou em Novembro à apresentadora de televisão norte-americana Barbara Walters que tinha adquirido um aparelho de ultra-sons para ver a imagem do feto num ecrã.

Os especialistas preveniram hoje que o manuseamento de tais aparelhos é complexo e pode revelar-se perigoso quando utilizado por pessoas sem formação apropriada.[PortugalDiário]

FIFAworldcup.com já tem versão em português

O site oficial da FIFA para o mundial de futebol a disputar na Alemanha em 2006 já adoptou o português como língua alternativa para os cibernautas interessados em acompanhar o evento.[DinheiroDigital]

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Portugueses são os europeus que menos gastam em medicamentos

Os portugueses são o povo da Europa que menos gasta com medicamentos, seguido pelo espanhol.
Segundo os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), publicados no último relatório de conjuntura da patronal farmacêutica Farmaindustria, Portugal e Espanha são, por esta ordem, os países os países da Europa dos Quinze em que se gasta menos dinheiro, por pessoa, em saúde. [Agência Financeira]

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Portugal é o pior emissor de gases da UE, diz Bruxelas

Portugal irá aumentar as emissões de gases com efeitos de estufa em 42,2% no ano 2012, o que o torna no estado-membro da União Europeia mais poluente neste domínio, revela hoje um relatório da Comissão Europeia.[DiárioDigital]

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Christie´s vende vinho bebível com 278 anos por 5 mil €

A leiloeira inglesa Christie´s vendeu esta na quinta-feira uma garrafa do vinho bebível mais antigo do mundo, de 1727, por 5.520 euros, anunciou o grupo.

O vinho, vendido num leilão realizado em Amesterdão, é originário da casa alemã Bremen Ratskeller, tendo sido inicialmente avaliado em entre 800 e 1.200 euros.
A Bremen Ratskeller faz vinhos desde 1405 e possui cascos que datam de 1723.[DinheiroDigital]

Obras de Pessoa deixam de estar sujeitas a direitos de autor

Algumas das obras mais emblemáticas de Fernando Pessoa, de que se destaca a «Mensagem» passarão a ser de domínio público a partir de 1 de Janeiro, avança o Correio da Manhã esta quinta-feira. «Ficções do Interlúdio» e «O Banqueiro Anarquista» são outros títulos que deixam de estar sujeitos a direitos de autor, já que se passaram 70 anos desde a morte do poeta.[DiárioDigital]

Casa de Cristiano Ronaldo assaltada

A maré de azar do internacional português Cristiano Ronaldo prossegue. Após ter sido acusado de violação, tendo sido ilibado na semana passada, o jogador do Manchester United viu a sua casa nos arredores de Manchester ser assaltada.

De acordo com a imprensa britânica, os amigos do alheio terão furtado jóias no valor de 45 mil euros.
O jogador descobriu o furto, que terá ocorrido quando Ronaldo estava ao serviço da selecção nacional, na semana passada.

Quando regressou a casa, o jogador reparou que uma colecção de relógios da Cartier e várias jóias da Dolce & Gabbana, que lhe tinham sido emprestadas, tinham sido levadas.[SuperElite]